Ansiedade, Depressão e Antroposofia: Um tratamento natural e efetivo

Hoje em dia está cada vez mais comum vermos pacientes com sintomas de ansiedade, depressão e outros, eles trazem angústias, medos, baixo interesse em seu entorno e pouca energia para lidar com o seu dia a dia. Esses sintomas podem estar presentes em várias nuances afetando o seu Sistema Neurossensorial (SNS) e acarretando em dificuldade em se socializar.

Para lidar com tais problemas as pessoas tentem a buscar medicações potentes e, muitas vezes, o fazem sem o acompanhamento de um profissional capacitado. O perigo está no fato dessas medicações, em vários casos, trazerem um resultado terapêutico baixo, necessitando de doses cada vez mais fortes ou trocas sucessivas do composto farmacológico, fora que medicações assim podem acarretar em dependência e, a longo prazo, depressão do Sistema Neurossensorial.

Dentro da Medicina Antroposófica, enxergamos que o SNS necessita ser estimulado e o paciente deve ser tratado com propriedade para vencer essa barreira de sintomas. Não se deve rebaixar a percepção cerebral a ponto do paciente “aguentar” os sintomas enquanto vai vivendo a vida. O foco é tratar a causa e não apenas os sintomas, pois avaliando o paciente como um todo percebemos que a Ansiedade e Depressão levam diversos outros sintomas na Esfera Metabólica e Sistema Rítmico causando perda considerável da qualidade de vida.

Na base de tratamento utilizamos Formulações Antroposóficas com compostos naturais: Ferrum metallicum, Phosphorus, Magnesium silicea, Onopordum, dentre outros para estimular o SNS enquanto também podemos utilizar Angico, Mulungu, Pulssatila, Bryophyllum para diminuir o quadro de ansiedade/depressão. Em casos mais severos pode se utilizar injetáveis subcutâneos ou em soroterapia como Hyosciamus, Argentum metallicum praep/ Oxalis folia. Não podemos esquecer que em casos agudos podemos utilizar a medicação tradicional como a Lamotrigina que possui boas propriedades antidepressivas, enquanto estimula a parte cerebral através das pontas de NH2 , o Cl e benzenos em sua fórmula química revitalizam o SNS.

A Conduta da Antroposofia não se limita apenas em utilizar a medicação, orientamos quanto às terapias relaxantes e revitalizantes como os banhos terapêuticos, Massagem Rítmica e com mel, acompanhamento biográfico, Terapia Artística, Euritmia, acompanhamento psicológico e direcionamento para atividade física regular, além de boas leituras para conhecimento de si próprio.

Não é fácil lidar com a expressão e somatório desses sintomas, mas com bom direcionamento e ajuda, conseguimos transpassar por momentos conturbados como esses.

Dr. Daniel Jordão CRM-MG 85807

Compartilhe este post

Posts recentes